Livro polémica no Estado Novo

Na Cova dos Leões é um livro de Tomás da Fonseca, escritor português do século passado. Tomás da Fonseca foi um fervoroso republicano e um dos mais destacados membros de um movimento anti-clerical que teve o seu apogeu durante o início da primeira república.
Na Cova dos Leões é uma expressão absoluta das convicções anti-clericais do seu autor. Através de um conjunto de cartas dirigidas ao Cardeal Cerejeira, Tomás da Fonseca procura desconstruir, quer o cristianismo, num primeiro momento, e depois, as muito famosas aparições de «Nossa Senhora» aos pastorinhos em Fátima.
O estilo acusatório do autor é, em muitas circunstâncias, de uma violência impiedosa. Tomás da Fonseca usa o seu longo reportório e conhecimentos de natureza teológica para desmontar aquilo que designa como embuste de Fátima.
Na Cova dos Leões é um livro extraordinário para quem quiser procurar compreender o que aconteceu em Portugal – do ponto de vista religioso – durante grande parte do Estado Novo e que oferece uma visão a que poucas vezes é dado destaque a quando do tratamento do suposto milagre de Fátima. Naturalmente, para os crentes, Na Cova dos Leões será praticamente uma ofensa! Fica, pelo menos, a sugestão. Para os intrépidos!

Indisponível por motivos de catalogação

 
Encontra-se vazio
 
novidades